WordPress: como abrir link em nova janela/aba usando link personalizado

Também estamos lá
Facebook Twitter Linkedin Pinterest

Tudo quase pronto mas surgiu um problema

Site WordPress quase pronto. Menu definido, mas apareceu a necessidade de incluir mais uma opção no menu com um link para uma página de outro site. E pra complicar mais, este link deve ser aberto em uma nova aba ou janela.

Para isso basta incluir um Link Personalizado no menu, mas como fazer o link abrir o endereço indicado em uma nova aba, se na ferramente de definição de menus do WordPress não há como indicar isso?

Sem problema caro leitor. O WordPress por padrão esconde esse recurso mas vamos ver agora o que fazer para disponibilizá-lo nas personalizações do menu do seu site WordPress.

Criando e configurando o link personalizado

Com o menu do site já criado, agora vamos criar o link personalizado de configurá-lo para ser aberto em uma nova aba do navegador. Para isso sigamos os passos abaixo:

  1. No menu da área administrativa do WordPress, navegue até Aparência/Menus;
  2. Na coluna da esquerda, localize e clique em “Links personalizados”;
  3. Adicione a URL e o texto que irá aparecer no menu;
  4. Clique em “Adicionar ao menu”;
  5. No canto superior direito da tela da área administrativa do WordPress, clique em “Opções de Tela”;
  6. Marque a caixa “Destino do link”;
  7. Volte no item que você criou no menu e pronto, a opção “Abrir link em uma nova janela/aba” já estará disponível. Basta marcá-la para indicar que o link deverá ser aberto em uma nova aba;
  8. Salve o menu.

Por que uma nova aba

Para os mecanismos de pesquisa, o tempo que o usuário permanece no seu site, ou seja a duração da seção do usuário, é um dos fatores para a classificação do site nos resultado das pesquisas.

Então, quando o usuário clica em um link externo no seu site e esse não é aberto em uma nova aba, isso faz com que a seção do usuário seja encerrada. Mesmo que ele volte para seu site clicando no botão voltar do navegador depois de visitar o outro site, a seção anterior se perdeu e uma nova seção é iniciada, zerando o tempo de acesso desse usuário ao seu site.

Fazendo com que o link externo seja aberto em outra aba ou janela do navegador, a seção do usuário no seu site se mantém aberta, aumentando o tempo de permanência dele e diminuindo a taxa de rejeição do site. Por isso é essencial que todo link externo incluído em um site, seja ele WordPress ou não, seja aberto em uma nova aba ou janela do navegador.

Espero, que este artigo seja útil, e qualquer dúvida ou sugestão, por favor utilize os formulários de contato do site. Até o próximo artigo.

Jorge Rodrigues

Jorge Rodrigues

Webmaster e desenvolvedor web full-stack. Self-employed na Concepção Web. Técnico em processamento de dados, com especialização em Programação de Computadores, Redes Locais e em Protocolo e Cabeamento Estruturada de Redes Locais pela Universidade Estácio de Sá.

More Posts