Printscreen da tela de logon do Windows 7 – Parte 1

Também estamos lá
Facebook Twitter Linkedin Pinterest

Há algum tempo, personalizei a tela de logon do Windows 7. Resolvi escrever artigo Personalizando a tela de logon do Windows 7 passando a experiência a quem interessar.

Enquanto escrevia o artigo, senti a necessidade de incluir uma imagem com o resultado. Porém a tarefa se mostrou quase hercúlea, visto que é impossível usar a tecla PrintScreen na tela de logon, ela simplesmente não funciona. Então, depois de muita pesquisa, descobri um procedimento que vou detalhar. Mas atenção, para executar este procedimento, o seu usuário na máquina precisa ser do tipo administrador. Se não for, não será possível executar o procedimento e no caso você pode pedir a ajuda de um administrador.

Encontrei o artigo How to Take Screenshots of the Windows Logon Screen: 2 Geeky Tricks. Basicamente, o que o artigo diz é que é possível abrir uma tela do prompt do comando que pode ser acessado da tela de logon do Windows 7, pressionando-se as teclas ALT+TAB. Para isso, é necessário um utilitário chamado PsExec. Esse aplicativo faz parte do pacote PsTools da Microsoft.

Depois da baixar o PsTools, basta extrair o arquivo PsExec.exe em uma pasta acessível pelo sistema operacional, uma que esteja no path do sistema. A mais comum é a C:\Windows\System32, mas como essa é uma pasta do sistema, pode ser necessário dar permissão para a cópia. Lembrando que é necessário ser um administrador para isso.

Já com aplicativo disponível no path, você vai precisar abrir a tela de prompt de comando como administrador. Vá ao menu iniciar e no item Prompt de Comando, clique com botão direito do mouse e selecione a opção Executar com administrador.

Na linha de comando digite o comando:

O seguinte texto será exibido:

Isso significa que uma janela de prompt de comando foi criada e que está sé será exibida na tela de logon do Windows 7.

Agora pressione simultaneamente a tecla Windows (aquela com o logotipo do Windows) e a tecla  “L” para bloquear o sistema e exibir a tela de logon do Windows. N tela de logon, pressione as teclas ALT e TAB simultaneamente e selecione a tela do prompt de comando. Agora você precisa de um utilitário de captura de tela que funcione na linha de comando e isso vem na segunda parte do artigo.

 

Jorge Rodrigues

Jorge Rodrigues

Webmaster e desenvolvedor web full-stack. Self-employed na Concepção Web. Técnico em processamento de dados, com especialização em Programação de Computadores, Redes Locais e em Protocolo e Cabeamento Estruturada de Redes Locais pela Universidade Estácio de Sá.

More Posts