Personalizando a tela de logon do Windows 7

Também estamos lá
Facebook Twitter Linkedin Pinterest

A tela de logon do Windows 7 é aquela em que você tem que selecionar o usuário e digitar a sua senha para acessar o sistema. Se você, assim como eu, não aguenta mais ver a tela de logon padrão, saiba que você pode alterar a imagem de fundo colocando uma foto das suas férias ou uma arte da sua empresa. É isso que vamos fazer.

Existem aplicativos que fazem a personalizar a imagem de fundo da tela de logon mas vamos fazer isso manualmente, o que eu acho mais seguro pois evita que você tenha instalar programas no seu sistema.

Para fazer a personalização manualmente, primeiro é necessário uma alteração nas configurações do Win7 no Registro do sistema. É necessário alertar que qualquer alteração no Registro do Windows deve ser feita com cuidado, então siga as instruções deste artigo com cuidado e não faça nenhuma outra alteração.

A alteração pode ser feita com o uso de um script do Windows, um pequeno arquivo texto com alguns comandos. São dois arquivos, uma para ativar a personalização e outro para desativar.

Eu aconselho que você leia este artigo até o final caso você opte por usar os script, pois os próximos passos são exatamente o que os scripts fazem para alterar o Registro do Windows 7. Atenção, somente um script deve ser executado. Um para ativar a personalização e outro para desativar a personalização e restaurar a tela original.

Se você preferir, você pode fazer a alteração no Registro do Windows manualmente, basta seguir os passos abaixo.

  1. Abra o Regedit e navegue pelas chaves até HKEY_LOCAL_MACHINE \ SOFTWARE \ Microsoft \ Windows \ CurrentVersion \ Authentication \
    LogonUI \ Background.
  2. Clique com o botão direito do mouse em Background e escolha Exportar para criar uma cópia de segurança.
  3. Clique novamente com o botão direito do mouse em Background e escolha Novo > Valor DWORD.
  4. O valor deve ter o nome de OEMBackground e será 1 para ativar a troca manual da tela de logon.

Feita a alteração no Registro do Windows, agora só falta definir a imagem que deverá ser usada como fundo da tela de logon. Selecione a imagem que você deseja usar e copie para a pasta C:\Windows
\System32\oobe\info\backgrounds. Se as pastas infobackgrounds não existirem, você pode crialas. Se elas já exitirem, então na pasta backgrounds deverá existir uma imagem chamada  backgroundDefault.jpg. Renomeie esta imagem para  backgroundDefault_old.jpg e renomeie a sua imagem para  backgroundDefault.jpg. Com isso você substitui a imagem de fundo padrão da tela de logon do Windows 7 pela sua imagem. Note que esta imagem deve ter o formato JPG e o arquivo não deve ter mais de 250 KBs.

Tela de logon personalizada do Windows 7
Tela de logon personalizada do Windows 7. Clique para ampliar.

Pronto, se tudo deu certo, a tela de logon já deverá exibir a sua imagem de fundo. Para verificar, você só tem que abrir o menu Iniciar e onde está o botão Desligar, clicar na seta para direita e selecionar a opção bloquear. O sistema será bloqueado e a tela de logon será exibida para que o usuário logado digite a senha de acesso ao sistema.

É isso, espero que a dica seja útil.

Jorge Rodrigues

Jorge Rodrigues

Webmaster e desenvolvedor web full-stack. Self-employed na Concepção Web. Técnico em processamento de dados, com especialização em Programação de Computadores, Redes Locais e em Protocolo e Cabeamento Estruturada de Redes Locais pela Universidade Estácio de Sá.

More Posts