Pequeno Vocabulário de Marketing Digital

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Neste artigo vamos ver o que é lead, o que é conversão, o que é funil de vendas, o que call to action (CTA) e o que é langing page.

Existe muito material sobre marketing digital na Internet mas a maioria deles é para quem já tem algum conhecimento sobre o assunto e traz termos que uma pessoa leiga não consegue entender.

Estes são alguns dos termos básicos que você precisa conhecer:

  • lead – pessoa que mostra interesse no seu produto ou negócio
  • conversão – quando o lead se converte de interessado em comprador ou cliente
  • funil de vendas – todo o processo de venda que vai se estreitando, desde a aproximação com possíveis compradores, passando pelo convencimento e geração de leads, até a conversão de leads em compradores.
  • call to action (CTA) – chamada para uma ação que você quer que uma pessoa realize

Uma história para exemplificar

Digamos que você é um vendedor em uma sapataria de shopping. Esta loja colocou todos os sapatos em promoção e vários cartazes nas vitrines indicam isso.

Uma pessoa que foi ao shopping para fazer qualquer outra coisa, passa em frente a sapataria, vê os cartazes e resolve entrar na loja para ver se alguma coisa lhe interessa. Neste momento, essa pessoa entra no funil de vendas. Ou seja, uma pessoa interessada no que a loja pode lhe oferecer mas que ainda não resolveu efetuar uma compra.

Neste momento você se aproxima e pergunta se pode ajudar. Ela diz que está apenas olhando os sapatos. Você percebe que ele está olhando a vitrine de tênis infantis e sem pressionar para não “assustar” um possível cliente, puxa uma conversa sobre tênis infantis.

Papo vai, papo vem, a pessoa diz que seu filho está precisando de um tênis novo para a escola. Então você pensa: ok, então ele precisa de um tênis infantil.

Deste ponto em diante começa o processo de venda, o possível cliente avança no funil de vendas deixando de ser apenas uma pessoa interessada no que a loja tem a oferecer e torna-se um lead.

Você começa a mostrar vários modelos de tênis, as qualidades e características de cada deles e no final dá um call to action (CTA) dizendo para o cliente deve comprar antes que o estoque se esgote.

Call to action ou CTA, que significa chamada para a ação, nada mais é do que fazer com que a pessoa faça o que você quer que ela faça, ou melhor, induzir a pessoa a fazer algo. Neste caso, comprar um tênis. E para isto, você usa o argumento de que se o cliente não comprar agora, o estoque pode se esgotar.

Finalmente o cliente resolve comprar um dos modelos de tênis e é neste ponto que você faz o lead deixar de ser apenas uma pessoa interessada em comprar e avançar no funil de vendas e se torne um comprador, ou seja você converteu o lead, você obteve uma conversão.

Landing page

Uma landign page é um instrumento que pode te ajudar no processo de captação de leads e na futura conversão de leads em clientes.

Você pode saber mais sobre landing pages neste artigo mas basicamente uma landing page é uma página onde o interessado pelo seu produto pode iniciar um relacionamento com a sua empresa tornando-se um lead. Para isso ele deve fornecer alguma informação, geralmente nome e e-mail, em troca do acesso a algum conteúdo que ele achar relevante com um e-book ou infográfico.

A landing page geralmente conta com um formulário e uma call to action para que o visitante execute a ação desejada, normalmente o envio do formulário.

E assim concluímos nosso pequeno vocabulário de termos sobre marketing digital. Se você tiver alguma dúvida que deseje solucionar, pode nos contactar por e-mail através da página de contatos ou pelo Whatsapp.

Até o próximo artigo.

Jorge Rodrigues

Jorge Rodrigues

Webmaster e desenvolvedor web full-stack. Self-employed na Concepção Web. Técnico em processamento de dados, com especialização em Programação de Computadores, Redes Locais e em Protocolo e Cabeamento Estruturada de Redes Locais pela Universidade Estácio de Sá.

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