O que é e-mail profissional ou empresarial

Facebook Linkedin Pinterest

Vamos ver neste artigo o que é necessário para você ter um endereço de e-mail profissional com o nome da sua empresa.

O sucesso do artigo em que mostrei como usar um endereço de e-mail profissional no Gmail sem o G Suite, muita gente tem procurado a Concepção Web para ter mais detalhes. Com todo esse interesse, resolvi escrever este artigo falando um pouco mais sobre o assunto e trazendo alguns detalhes que não foram abordados no artigo anterior. Também vou incluir no texto alguns links para artigos relacionados ao assunto. Desta forma acho que o tema fica bem explanado.

O primeiro detalhe sobre o artigo anterior que precisa ficar bem claro é que a possibilidade de usar o Gmail com um endereço de e-mail empresarial sem a contratação do G Suite (hoje Google Workspace), não significa que não haverá custo nenhum. Neste artigo vamos ver que existem sim custos, mas são custos que qualquer empresa ou profissional liberal que resolva trazer seu negócio para o mundo virtual terá se realmente quiser ter uma atuação profissional na Internet.

Outro detalhe que precisa ficar claro é que somente o Gmail não basta para se ter um e-mails profissionais. O Gmail é somente um sistema gerenciador de e-mails que oferece a sua infraestrutura publicamente e de graça e que faz parte do pacote de serviços do G Suite (Google Workspace). Para uma empresa ter um e-mail profissional, ele precisa contratar um serviço de e-mail onde o seu domínio estará configurado para tratar as mensagens de -mail. Existem empresas que fornecem este serviço e o Google é uma delas.

Mas afinal o que é um e-mail empresarial?

Simplificando, um endereço de e-mail empresarial ou profissional é um endereço que contém o nome de uma empresa após o símbolo de arrouba (@). Esse nome de empresa é representado pelo domínio. Por exemplo, no endereço de e-mail de uma funcionário da IBM jane.doe@ibm.com, o domínio é a parte após o arrouba (ibm.com). O domínio é a marca dessa empresa na Internet por isso não é possível ter um endereço de e-mail empresarial sem um domínio registrado e funcional. Para mais detalhes sobre domínios, leia este artigo relacionado.

O que é necessário

Antes de mais nada, como já dito no acima, é necessário um domínio registrado e funcional. Depois, um serviço de e-mail ou de hospedagem de site, que geralmente já inclui o serviço de e-mail nos pacotes disponibilizados aos clientes.

O serviço de e-mail são prestados por empresas que possuem servidores especializados no envio, recebimento e armazenamento de mensagens. Este serviço é oferecido normalmente por empresas de tecnologia que fornecem pacotes com números variados de caixas postais e de espaço para armazenamento.

Então se você ainda não tem um domínio registrado, será necessário definir um domínio e providenciar o seu registro. Depois de registrado o domínio, é preciso contratar um serviço de e-mail. Esse serviço pode ser contratado separadamente ou como parte do serviço de hospedagem de sites. Se a sua intenção não é ter um site mas apenas o e-mail, o ideal é contratar somente o serviço e-mail.

Com o serviço de e-mail contratado, resta criar as contas de e-mail que você irá utilizar na sua empresa, como por exemplo, contato@suaempresa.com.br. Neste ponto, com as contas de e-mail criadas, você já vai poder divulgar o seus endereços de e-mail profissionais e receber e enviar suas mensagens. Todos os serviços de e-mail disponibilizam um sistema de webmail, onde você poderá ler e enviar mensagens.

O Google oferece o seu próprio serviço de e-mail através do G Suite (Google Workspace) mediante o pagamento mensal pelos seus serviços. O Google também possibilita utilizar o Gmail gratuitamente como sistema gerenciador de mensagens, permitindo que ele seja configurado para copiar as mensagens do servidor onde você tem as suas contas de e-mail e assim você pode ler as suas mensagens no Gmail. Também é possível configurar o Gmail para enviar mensagens com o seu endereço profissional em vez do endereço com final @gmail.com como remetente. Desta forma você pode enviar mensagens com o seu e-mail profissional como remetente pelo Gmail. O artigo citado acima detalha este processo.

A Concepção Web está a disposição para tirar qualquer dúvida e te ajudar a ter sua conta de e-mail empresarial e também para vincular o sistema do Google a ela. Caso queira entrar em contato, utilize o formulário de página de contatos ou o nosso Whasapp.

Jorge Rodrigues

Jorge Rodrigues

Webmaster e desenvolvedor web full-stack. Self-employed na Concepção Web. Técnico em processamento de dados, com especialização em Programação de Computadores, Redes Locais e em Protocolo e Cabeamento Estruturada de Redes Locais pela Universidade Estácio de Sá.

More Posts