Como transferir mensagens para um nova conta do Gmail (atualizado)

Facebook Linkedin Pinterest

Nesta artigo vamos ver como é possível importar mensagens de e-mail para uma conta do Gmail.

Se você ja tem uma conta de e-mail, qualquer que seja o provedor, e teve a necessidade de criar uma nova conta no Gmail, veja neste artigo como transferir as mensagens da sua conta de e-mail atual para a sua nova conta do Gmail.

Existem várias razões para que seja necessário transferir as mensagens de uma conta de email para outra e o Gmail se presta muito bem para isti.

Se o seu serviço de e-mail encerrou suas atividades ou era gratuito e passou a cobrar pelos serviços. Se a sua conta de e-mail era vinculada ao seu site é você resolveu tirar o site do ar. Se voce tem a necessidade de ter cópias de segurança das suas mensagens. Estas são alguns dos motivos para você transferir mensagens entre contas de e-mail.

Este procedimento também serve para a transferência de mensagens entre contas do Gmail. Então se você já tem um conta no Gmail e precisou criar um nova conta, também pode seguir este procedimento para transferir as mensagens da conta antiga para a nova conta.

Antes de continuar, você vai precisar de algumas informações técnicas sobre os servidores POP e SMTP da sua conta de e-mail atual. Então antes de continuar, entre em com o suporte para solicitar estas informações. Basta dizer que você quer configurar o seu software cliente de e-mail e que precisa dos parâmetros de configuração dos servidores POP e SMTP. Esses parâmetros necessário são:

Servidor POP:
– servidor
– porta de conexão
– se é necessário SSL (tipo de autenticação)

Servidor SMTP:
– servidor
– porta de conexão
– se é necessário SSL (tipo de autenticação)

Receber apenas mensagens antigas

Primeiro vamos ver como transferir as mensagens de e-mail antigas, ou seja, aquelas que já estão na caixa postal da sua conta atual, para a conta do Gmail.

O procedimento é bem simples mas deve ser realizado no computador já que no smartphone ou tablet, é mais difícil realizá-lo. Então no computador, faça login no Gmail com os dados de acesso da nova conta. Depois de logado, siga os passos abaixo.

Clique no ícone da engrenagem localizado no alto da lista de mensagens à direita e depois na opção Configurações e no menu da tela de configurações, clique na opção Contas e importação ou Contas.

Na tela Contas e importações, localize a seção Importar e-mails e contatos e clique no link com o mesmo nome, Importar mensagens e contatos. Uma nova janela será aberta.

Nesta janela, informe o endereço de e-mail da conta da qual você quer importar as mensagens e clique em Continuar.

Na janela seguinte você já vai precisar dos parâmetros já mencionados mais acima. Informe a sua senha da conta de e-mail atual. Depois digite o servidor POP informado pelo seu suporte, a porta de conexão

Seguidos todos os passos, a importação deve demorar horas ou até dias. Então você não precisa aguardar a finalização do processo de importação. Tudo será feito em segundo plano pelos servidores do Gmail.

Agora apenas novas

O que vamos fazer agora é encaminhas as mensagens recebidas pela conta antigo para a nova conta. Este procedimento é mais simples e deve ser realizado na conta antiga, a conta de origem.

É possível configurar dois tipos de encaminhamento. Podemos encaminhar apenas algumas mensagens específicas através da utilização de filtros. Mas o que queremos é que todas as novas mensagens na conta antiga sejam encaminhadas para a nova conta. Para isso vamos ativar o recurso de encaminhamento automático da conta de origem.

..

Ativar o encaminhamento automático

  1. No computador, abra o Gmail usando a conta de onde você quer encaminhar as mensagens. Só é possível encaminhar mensagens de um único endereço do Gmail, e não de um grupo de e-mails ou alias.
  2. No canto superior direito, clique em Configurações .
  3. Clique em Configurações.
  4. Clique na guia Encaminhamento e POP/IMAP.
  5. Na seção “Encaminhamento”, clique em Adicionar um endereço de encaminhamento.
  6. Digite o endereço de e-mail ao qual você quer encaminhar as mensagens.
  7. Clique em Avançar  Continuar  OK.
  8. Uma mensagem de confirmação será enviada para esse endereço. Copie o código de confirmação informado na mensagem e cole no campo da página de Configurações ou clique no link de confirmação fornecido na mensagem recebida.
  9. Volte para a página de configurações da conta do Gmail que você quer encaminhar mensagens e marque a opção Encaminhar uma cópia do e-mail de entrada para e selecione o endereço de encaminhamento incluído acima.
  10. Clique na guia Encaminhamento e POP/IMAP.
  11. Na seção “Encaminhamento”, selecione Encaminhar uma cópia dos e-mails recebidos para.
  12. Escolha o que você quer que aconteça com a cópia dos seus e-mails do Gmail. Recomendamos manter a cópia do Gmail na Caixa de entrada.
  13. Na parte inferior da página, clique em Salvar alterações.

Bom, é isso! Seguindo todos esses passos, você deverá ser capaz de importar todas as mensagens da sua conta antigo para o Gmail. Neste artigo procurei simplificar o máximo possível os procedimentos. Espero que o artigo ajude você e tirar o melhor do Gmail. Até o próximo artigo.

Jorge Rodrigues

Jorge Rodrigues

Webmaster e desenvolvedor web full-stack. Self-employed na Concepção Web. Técnico em processamento de dados, com especialização em Programação de Computadores, Redes Locais e em Protocolo e Cabeamento Estruturada de Redes Locais pela Universidade Estácio de Sá.

More Posts

Enviar
1
Envie a sua mensagem agora.
Olá!
Podemos te ajudar?