Como recuperar ou mudar a senha perdida do WordPress

Também estamos lá
Facebook Twitter Linkedin Pinterest

Esqueceu a senha administrativa do WordPress? Neste artigo vamos ver vários maneiras de reconfigurar a senha e recuperar o acesso à área administrativa do WordPress.

1 – Recuperando a senha sem ter acesso ao email do administrador.

Neste cenário você não conseguirá ter acesso à mensagem para redefinir a senha do WordPress. Você está pode estar executando WordPress em ‘localhost‘, ou por algum motivo não têm mais acesso ao e-mail cadastrado, logo você não conseguirá redefinir sua senha via e-mail.

Recuperando a senha do administrador do WordPress via FTP

O primeiro passo é acessar o seu servidor via FTP e navegue até o diretório de instalação do seu site WordPress.

Em seguida, navegue até a pasta do seu template, provalvemente localizada no diretório “wp_content/themes/nomedoseutema“.

Agora baixe o arquivo functions.php – qualquer template do WordPress possui um arquivo functions.php.

Abra o arquivo num editor que você tenha em sua máquina. Veja que na maioria dos casos, a primeira linha é a abertura da tag PHP, onde se vê: <php

Vamos utilizar a função wp_set_password(‘string’, uid). Que é uma função do WordPress usada para definir o “string” como senha de acesso para o usuário cujo ID de usuário é “uid”.

Na linha seguinte da tag de abertura do PHP insira o seguinte código abaixo:

Substitua o ‘suanovasenha’ pela senha que você deseja atribuir para o acesso do administrador do WordPress.

Nós usamos o “uid”=1 para definir a senha do usuário padrão do WordPress, também conhecido como superusuário.

Após editar o arquivo, envie o arquivo functions.php de volta para pasta do template.

Agora acesse a página de login do WordPress normalmente “seusite.com.br/wp-login.php“, digite seu nome de usuário do superusuário (na maioria dos casos “admin”) e preencha o campo de senha com a senha sua nova senha.

Você será redirecionado ao painel do WordPress. Antes de redefinir a senha é preciso remover a função inserida no arquivo functions.php.

2- Diretamente no banco de dados

O primeiro passo que indico aqui é fazer um backup de seu banco de dados para o caso de algo der errado, mas se seguir as dicas nada sairá errado, eu espero.

Acesse seu provedor e vá até o phpMyAdmin ou acesso o banco de dados diretamente com o seu software SGBD – Sistema Gerenciador de Banco de Dados (MySQL Workbench por exemplo).

Na lista da base de dados (pode ter só uma ou várias, vai depender de quantas bases você tem) clique na referente ao blog que quer recuperar a senha.

Na lista de tabelas (ou Tables), procure pela tabela wp_users. Liste o conteúdo da tabela e na coluna user_login procure o nome do seu usuário. Na coluna ID localize identificador relacionado ao seu usuário e anote-o.

Agora vem uma pequena diferença entre o phpMyAdmin e o SGBD.

No phpMyAdmin:

Na coluna user_pass, apague a senha existente (um monte de números e letras), e digite a nova senha normalmente, lembrando que ele fará distinção entre maiúsculas e minúsculas. Depois disso selecione MD5 no menu suspenso e dê ok.

No SGBD:

É necessário um codificador MD5 externo já que, geralmente o SGBD não não possui um automático. Pode ser utilizado um online como o md5.cz. Acesse o md5.cz, e digite a nova senha e clique no botão para iniciar a conversão.

Copie o valor convertido (um monte de números e letras logo abaixo). Siga o mesmo procedimento do phpMyAdmin, colando o valor convertido no md5.cz, no lugar da senha antiga e clique no botão Aply.

3 – Usando script de emergência

O site do WordPress.org, disponibiliza um script de emergência para a redefinição de senha.

O script não é um plugin mas um programa em PHP que deve ser enviado para a hospedagem. Basta copiar o script e salvar em um arquivo chamado emergency.php e transferir via FTP para a pasta raiz do seu WordPress (o mesmo diretório que contém o wp-config.php).

No navegador, acesse http://example.com/emergency.php, onde example.com deve ser substituído pelo seu domínio.

Informe o nome da conta do administrador (geralmente admin) e a nova senha, então clique em Update Options. Uma mensagem será exibida informando que a senha foi alterada e uma mensagem de e-mail será enviada para a conta do administrador.

Terminada a operação de mudança de senha, exclua o script do servidor. Por segurança, não deixe o script no servidor.

Jorge Rodrigues

Jorge Rodrigues

Webmaster e desenvolvedor web full-stack. Self-employed na Concepção Web. Técnico em processamento de dados, com especialização em Programação de Computadores, Redes Locais e em Protocolo e Cabeamento Estruturada de Redes Locais pela Universidade Estácio de Sá.

More Posts