Teste de formulários com preenchimento automático e bookmarklets

Também estamos lá
Facebook Twitter Linkedin Pinterest

Quem nunca teve que fazer um formulário com vários campos e teve que ficar preenchendo várias vezes os campos do formulário para testá-lo? Tarefa estressante, e em certos momentos é preciso parar, levantar para tomar um café e relaxar antes de continuar.

Ficar preenchendo várias vezes os campos para enviá-lo e verificar o resultado, no meu ponto de vista, é uma das tarefas mais irritante no desenvolvimento de formulários. Tudo bem, existem por ai várias extensões para navegadores que prometem ajudar no problema. Uma criam macros para isso, mas é necessário que o formulário seja preenchido pelo menos uma vez. Outras, preenchem os campos com valores fictícios. Neste artigo, vou passar um Javascript que preenche os campos dos formulários de uma página com o nome do campo, ou melhor, com o valor do atributo name do campo.

O funcionamento é bem simples. Primeiro, identificamos quantos formulários existem na página e guardamos e guardamos este número em uma variável. Depois, através de um loop for varremos o array que contém os formulários do objeto document, pegando o número de elementos de cada formulário.  Em seguida, com mais um loop for, pegamos as informações dos campos e guardamos em variáveis, onde:

wElement é o campo em si
wType é o tipo do campo, valor do atributo type
wName e o valor do atributo name do campo

Neste ponto é que começa o preenchimento dos campos. Se o campo for do tipo text ou password, pegamos o valor da variável wName e atribuímos a propriedade value do campo, ou do wElement.  Para os campos tipo email, definimos o valor como exemplo@server.com. Depois disto, ficam faltando os elementos do tipo radio e checkbox. Nestes casos, não temos um valor para preencher, então vamos fazer uma chamada ao evento click do elemento, o que vai fazer com que o último membro da série seja marcado.

O demo funcional

Com bookmarklets

O demo mostrou o funcionamento do script disparado por um botão no formulário, o que é o ideal mas serviu apenas para demostrar o funcionamento do script. Na prática, eu criei um bookmarklets na barra de favoritos do meu Chrome, e sempre que preciso trabalhar com formulários o utilizo. Pra quem não conhece ou não sabe como criar um book marklets, eu escrevi uma série de três artigos sobre o assunto. Leia o primeiro artigo da série. Já no segundo artigo da série, falei exatamente sobre o mesmo assunto, o preenchimento de formulários mas de forma bem simples, já que o objetivo do artigo não era esse.

Bom é isso. Este é mais um artigo que tem o objetivo de demonstrar o que pode ser feito com o Javascript e um pouco de criatividade. Até o próximo.

Jorge Rodrigues

Jorge Rodrigues

Webmaster e desenvolvedor web full-stack. Self-employed na Concepção Web. Técnico em processamento de dados, com especialização em Programação de Computadores, Redes Locais e em Protocolo e Cabeamento Estruturada de Redes Locais pela Universidade Estácio de Sá.

More Posts