PHP to Javascript – Função parse_url

Também estamos lá
Facebook Twitter Linkedin Pinterest

Este artigo vem em ajuda dos desenvolvedores Javascript. Quem já precisou recuperar partes de uma url, já sabe a dificuldade que é programar esta tarefa em Javascript.

O PHP possui uma função chamada parse_url que executa esta tarefa. Esta função interpreta uma URL e retorna uma matriz associativa com os vários componentes que estão presentes na URL (veja a documentação).

Vou passar aqui, uma função que desenvolvi que é a versão Javascript da parse_url do PHP. Tentei fazer de forma que o resultado gerado seja o mais próximo possível do resultado gerado pela função em PHP. No Codepen abaixo, estão a função e um exemplo de utilização na guia Result. Para ver a função funcionando, basta informar uma URL e clicar no botão Resolver e ver o resultado logo abaixo. Este Codepen tem um bug que não consegui identificar, então a primeira vez que o formulário é processado, a tela se atualiza, então só na segunda fez o resultado se fixa na tela.

Bom é isso. Se alguém tiver alguma dúvida ou tiver alguma ideia para aprimorar a função é só entrar em contado pela página de contatos do site o pelo formulário da homepage. Não aceitamos comentários nos artigos, ok?

Jorge Rodrigues

Jorge Rodrigues

Webmaster e desenvolvedor web full-stack formado pelo SENAC-RJ. Self-employed na Concepção Web. Técnico em processamento de dados, com especialização em Programação de Computadores, Redes Locais e em Protocolo e Cabeamento Estruturada de Redes Locais pela Universidade Estácio de Sá.

More Posts