Também estamos lá
Facebook Twitter Linkedin Pinterest

Olá pessoal, mais uma vez escrevo sobre um problema que encontrei no meu dia a dia de trabalho.

Eu uso o EasyPHP no meu ambiente de desenvolvimento e a pouco tempo atualizei para uma versão mais recente que conta com a versão 5.5.8 do PHP. Ao fazer isso, passei a receber as mensagens de erro do PHP mediante uma tabela que além de exibir a mensagem do erro, também exibia várias informação de “run time” do PHP no momento do erro. Informações como valores das variáveis, a “call stack” ou a pilha de chamadas dos eventos, etc.

Até ai tudo bem. Essa forma de exibir os erros até é interessante para quem precisa ter mais detalhes naqueles erros mais difíceis de diagnosticar. Mas no ardor da batalha, eu prefiro aqueles mensagens em texto mais simplificadas.

Isso já havia acontecido comigo na empresa onde trabalho e eu conseguir resolver o “problema”, ou seja configurar o PHP para exibir as mensagens simplificadas. Entretanto, já fazia a muito tempo e eu não me lembrava com resolver. Pesquisei durante dias até que encontrei num blog a solução.

O que causa o “problema”, é uma configuração feita no pho.ini, referente a depuração do cídigo (XDebug), e é muito simples de resolver. Abra o arquivo php.ini principal, aquele que está no diretório do PHP, ou o da pasta “conf_files” do EasyPHP se for o caso, localize a linha com o texto xdebug.default_enable e altera o seu valor para off (veja abaixo) e reinicialize o EasyPHP.

Pronto, resolvido. O PHP deste momento em diante exibirá os erros de forma simplificada.

Espero ter ajudado. Até a próxima.

Jorge Rodrigues

Jorge Rodrigues

Webmaster e desenvolvedor web full-stack formado pelo SENAC-RJ. Self-employed na Concepção Web. Técnico em processamento de dados, com especialização em Programação de Computadores, Redes Locais e em Protocolo e Cabeamento Estruturada de Redes Locais pela Universidade Estácio de Sá.

More Posts