Pendrive protegido contra gravação. Como resolver?

Também estamos lá
Facebook Twitter Linkedin Pinterest

O pendrive não funciona mais? O Windows não reconhece e pede para formatar? Veja neste artigo procedimento que pode te ajudar a recuperar o pendrive.

Pendrives utilizados em alguns dispositivos com smart TV, rádios ou decodificadores de TV a cabo, podem apresentar um defeito que podem torná-los inacessíveis pelo Windows.

Isso geralmente acontece por erro no manuseio, como tirar o pendrive do dispositivo sem ejetá-lo ou até por falha de gravação do próprio dispositivo. Isso faz pode fazer com que o Windows apresente a mensagem de que o pendrive está protegido para gravação, fazendo com que seja impossível acessar os arquivos gravados e até formatar o pendrive.

Outro motivo para o pendrive deixar de ser reconhecido pelo Windows, é o tipo de sistema de arquivos com o qual o pendrive está formatado. Alguns pendrives que preparados para servir de dispositivo de boot para a instalação de alguns sistemas operacionais, são formatados no formato RAW que não é reconhecido pelo Windows. Além disso, é criada uma trava de escrita que a formatação e outros utilitários do Windows não consegue desativar, assim como a maioria dos utilitários de terceiros.

Existem várias artigos tratando sobre o assunto na internet ensinando a resolver o problema com procedimentos que utilizam o prompt de comando e o diskpart, assim como o Regedit do Windows. Entretanto, muitas vezes esse procedimentos não funcionam principalmente para pendrives com o formato RAW.

Eu já tive esse problema com um pendrive de Kingston 16MB. Tentei vários procedimentos e utilitários e não consegui recuperar o pendrive. Mas depois de várias tentativas, finalmente consegui recuperá-lo.

A solução

Neste artigo vou indicar um utilitário que resolveu o meu problema sem digitar uma linha de comando. Esse utilitário é o Formatter Silicon Power que pode ser baixado no link abaixo.

Recuperar um pendrive com esse utilitário é muito fácil. Depois de baixar o arquivo Zip, descompacte em qualquer lugar no seu computador. É apenas um executável (é recomendo que qualquer executável nessa situação, seja verificado com um antivírus).

Depois de descompactar o executável, plug o pendrive no computador e depois execute o Formatter Silicon Power. Será aberta uma janela informando que todos os dados do pendrive serão perdidos. Clique no botão Format para iniciar a recuperação.

Quando a recuperação estiver terminada, o que deve levar alguns minutos, será exibida a mensagem que é necessário criar uma partição no pendrive. Não se preocupe, feche o Formatter Silicon Power e tente acessar o pendrive no gerenciador de arquivos do Windows. Você deverá ser informado de que o pendrive deve ser formatado para ser acessado. Confirme a formatação e na janela que se abre, marque a opção de formatação rápida.

Com a finalização da formatação executada pelo Windows, o pendrive já deverá estar pronto para uso.

É isso. Simples, sem necessidade de digitar uma linha de comando e nem de mexer no Registro do Windows.

Este artigo não permite comentários, então se você quiser enviar uma mensagem com dúvidas sobe o artigo, utilize o formulário de contatos do site ou através da nossa página no Facebook.

Não esqueça de curtir nossa fã page no Facebook.
Jorge Rodrigues

Jorge Rodrigues

Webmaster e desenvolvedor web full-stack formado pelo SENAC-RJ. Self-employed na Concepção Web. Técnico em processamento de dados, com especialização em Programação de Computadores, Redes Locais e em Protocolo e Cabeamento Estruturada de Redes Locais pela Universidade Estácio de Sá.

More Posts