Bookmarklets Parte 1 – O que são e como utilizá-los

Também estamos lá
Facebook Twitter Linkedin Pinterest

Este é o primeiro de uma série de três artigos sobre bookmarklets. Neste primeiro artigo vamos entender o que são e como criar um bookmarklet bem simples.

Resumindo, bookmarklets são scripts em Javascript incluídos nos favoritos. Por exemplo, digamos que você tenha uma entrada nos seus favoritos para abrir o seu Facebook. Esta entrada seria apenas o URL do Facebook. Quando você clica nesta entrada, o Facebook é aberto na guia atual. Mas em vez disso, eu quero que o Facebook seja aberto em uma nova janela. Para isso vamos criar um bookmarklet. Primeiro vamos abrir os favoritos para edição. No Chrome, pressione Ctrl+Shift+o. Na seção lateral esquerda da janela, clique com o botão direito do mouse na pasta Barra de favoritos e em seguida, em “Adicionar página…”. Em nome, informe “teste de bookmarklets”, e em URL digite o código abaixo.

Pronto, abora você tem uma entrada na barra de favorito que quando clicada, abrirá o Facebook em uma nova guia do navegador. Mas ainda existe um detalha importante. Como um entrada nos favoritos, deve abrir um site, você vai notar que ao editar a nossa entrada, vai notar que foi inserido o prefixo “http://” ao javascript, e ao clicá-la ocorrerá um erro. Para evitar isso, vamos incluir o prefixo “javascript:” antes do nosso código que ficará assim:

Isso indica que se trata de um script e não de um URL, e o navegador irá interpretá-lo da forma correta.

O prefixo só precisa ser incluído uma vez no início do script. Vamos fazer uma alteração no bookmarklet para exibir uma mensagem informando que o Facebook será aberto em uma nova guia.

Pronto, nosso bookmarklet já está pronto e funcionando e já temos um bom conhecimento sobre o assunto. Agora podemos desenvolver bookmarklet mais completos.

No segundo artigo, vamos ver como utilizar um bookmarklet para agilizar o desenvolvimento de um formulário web, automatizando o preenchimento do formulário poupando tempo e os nervos do programador que não precisará mais preencher várias e várias vezes o formulário para testá-lo.

No terceiro artigo, vamos desenvolver um bookmarklet para o nosso sistema de login do Google que poupará a digitação dos dados de login.

Bom é isso ai, espero que esta série seja útil a todos. Não deixe de ler o segundo artigo da série.

Jorge Rodrigues

Jorge Rodrigues

Webmaster e desenvolvedor web full-stack. Self-employed na Concepção Web. Técnico em processamento de dados, com especialização em Programação de Computadores, Redes Locais e em Protocolo e Cabeamento Estruturada de Redes Locais pela Universidade Estácio de Sá.

More Posts