O que é um full stack developer?

Também estamos lá
Facebook Twitter Linkedin Pinterest

O desenvolvedor full Stack tem se destacado como o profissional capaz de executar todas as etapas do projeto de um site, interagindo com várias tecnologias ao mesmo tempo. No seu trabalho, o desenvolvedor full stack, é aquele responsável pelo desenvolvimento tanto do front-end quanto em back-end de um site. É o profissional capaz de desenvolver o projeto completo.

Back-end e Front-end

No desenvolvimento de site, podemos ter dois tipos de desenvolvedores. O desenvolvedor de back-end e o desenvolvedor do front-end. O desenvolvimento de um site pode ser dividido em duas camadas. A camada cliente, ou aquilo que o usuário vê e o que é processado pelo navegador, representa o front-end. A camada servidor, ou aquilo que é processado pelo servidor onde o site está instalado, representa o back-end. Os desenvolvedores back-end desenvolvem o código da aplicação que é executada pala camada servidor. Já os desenvolvedores front-end trabalham com a camada cliente da aplicação, a interface gráfica (UI).

Com isso, o que temos é que o conjunto back-end + front-end envolve muitas tecnologias. O back-end envolve um banco de dados (MySQL,  SQL Server, PostgreSQL, Oracle, etc) e pelo menos uma linguagem de programação, como por exemploPHP, Java, dotNet entre outras. Já no front-end temos o HTML, CSS e o Javascript, que são as suas principais tecnologias, e além dessas os  outros frameworks JavaScript, como jQuery,  AngularJS e assim por diante.

O Full Stack Developer

Então, com o que é front-end e back-end explicado, e que cada um dos seus especialistas fazem, nos resta entender o que é full stack. Diferentemente do que se possa imaginar, o full stack não é somente a união do front-end e do back-end.

Um desenvolvedor full stack, é aquele que além de ter os conhecimentos necessários para desenvolver o front-ende e o back-end de um site, também tem o entendimento de como funciona a hospedagem e a fase de design e planejamento do projeto.

Hoje, o profissional que back-end, não se envolve tanto na fase de design do site, assim como o profissional front-end não interage com o banco de dados, com o servidor web e suas tecnologias.

Isso faz com que o desenvolvedor full stack, acabe sendo não um especialista em um determinada tecnologia, mas um profissional capaz de agir nas várias áreas do desenvolvimento web.

Jorge Rodrigues

Jorge Rodrigues

Webmaster e desenvolvedor web full-stack formado pelo SENAC-RJ. Self-employed na Concepção Web. Técnico em processamento de dados, com especialização em Programação de Computadores, Redes Locais e em Protocolo e Cabeamento Estruturada de Redes Locais pela Universidade Estácio de Sá.

More Posts