e-Books – Duas dicas para a sua leitura

Também estamos lá
Facebook Twitter Linkedin Pinterest

Neste artigo, vou dar duas dicas para quem gosta de ler. Vamos falar sobre e-books. Segundo a enciclopédia universal Wikipédia, e-book é:

“Livro digital é qualquer conteúdo de informação, semelhante a um livro, em formato digital, que pode ser lido em equipamentos eletrônicos – computadores, PDAs, Leitor de livros digitais ou até mesmo celulares que suportem esse recurso.”

Dito isso, vamos às dicas para quem usa e-books ou deseja experimentar esta forma de ler seus livros.

A primeira dica, é de um aplicativo leitor de e-book para Android que utilizo há anos. É o FBReader, disponível na versão gratuita mais simplificada, e na versão paga com recursos avançados incluindo o de fala. O FBReader aceita os formatos de e-book mais populares com MOBI, EPUB e PDF (mediante a instalação de um plugin). Com o recurso de fala da versão paga, é possível ouvir o livro, muito bom para quem passou o dia todo trabalhando no computador e chega ao fim do dia com a vista cansada.

A segunda dica é para você que lê e-books no formato PDF ou que baixou em e-book ou artigo ou qualquer texto no formato PDF mas que gostaria de lê-lo no leitor de e-books. É o site PdfEpub.com. O site converte arquivos PDF para o formato EPUB, um dos mais populares formatos de arquivos e-books. Basta selecionar o arquivo PDF que se deseja converter, aguardar a conversão e baixar o EPUB. O PDF pode estar no Google Drive, no Dropbox, no seu computador ou em um site disponível para download. Neste caso, basta informar o URL do arquivo PDF.

O e-book é um recurso muito bom para quem gosta de ler e não quer ou não pode carregar um livro pra lá e pra cá. Com o e-book, é possível ler no tablet, laptop, em dispositivos destinados exclusivamente a este fim como o Kindle, no smartphone e até mesmo no desktop. A sensação do cheiro da tinta, do peso do livro e da textura do papel que se tem ao ler um livro impresso é inigualável, mas vale a pena experimentar portabilidade que o e-book proporciona.

Jorge Rodrigues

Jorge Rodrigues

Webmaster e desenvolvedor web full-stack formado pelo SENAC-RJ. Self-employed na Concepção Web. Técnico em processamento de dados, com especialização em Programação de Computadores, Redes Locais e em Protocolo e Cabeamento Estruturada de Redes Locais pela Universidade Estácio de Sá.

More Posts