Continue atualizado – o Facebook vai mudar novamente

Também estamos lá
Facebook Twitter Linkedin Pinterest

O Facebook vai mexer mais uma vez no seu algoritmo e você pode deixar de receber atualizações sobre as suas páginas preferidas. Veja nesse artigo um dica que você pode seguir para tentar evitar que isso aconteça.

Mais uma vez, o Facebook vai mudar o algoritmo do seu Feed de Notícias. Segundo Zuckerberg, o Feed de Notícia vai mudar para que as postagens de amigos e familiares apareçam com maior frequência.

O Facebook já fez mudanças no seu algorítimo do Feed de Notícias com esse objetivo, mas parece que Zuckerberg não ficou satisfeito e resolveu fechar um pouco mais a porta para as publicações de “fan pages”, principalmente as de empresas no Feed de Notícias. Com isso, essas publicações terão a sua relevância diminuída, fazendo com que a frequência de exibição destas publicações no seu Feed de Notícias diminua ou até mesmo sejam ignoradas e você deixe de receber atualizações das páginas que segue.

Claro, quem conhece o universo das redes sociais e a grana que “rola” por trás dos monitores, vê essa medida com uma certa desconfiança. Será mesmo que o objetivo destas mudanças no algoritmo e simplesmente priorizar as publicações pessoais, ou seja as publicações de amigos e familiares, ou será que os anunciantes pagantes cansaram de ver seus anúncios dividirem espaço com publicações das páginas de seus concorrentes que não pagam nada para publicá-las? Seja qual for o motivo real, o fato é que o Feed de Notícias vai mudar e o conteúdo exibido será empobrecido com postagens de piadas, correntes e vídeos de gatinhos.

Mas fique tranquilo, ainda tem um jeito de você continuar atualizado sobre as suas páginas preferidas, pelo menos por enquanto. O Facebook ainda disponibiliza um recurso que prioriza a exibição de publicações de uma determinada página. Para isso, você tem que acessar a página para a qual deseja que as publicações sejam priorizadas e seguir alguns passos.

Já na sua página favorita, a primeira coisa que você precisa fazer, é verificar se você está seguindo a página. Veja bem, seguir uma página não é a mesma coisa que curtir. São coisas distintas.

No momento que você curte uma página, automaticamente você passa a segui-la. As páginas que você curtir serão exibidas na seção Sobre do seu perfil, abaixo de Curtidas. Uma publicação que você curtiu numa página poderá ser exibida no Feed de Notícias. Você poderá ser exibido na página que você curtiu ou em anúncios sobre essa página. Já ao seguir uma página, você poderá ver atualizações dessa Página no Feed de Notícias mas seu perfil pessoal não será vinculado à página. Então se você não está seguindo a página, clique no botão Seguir ao lado do botão Curtir abaixo da imagem de capa da página.

Agora que você está seguindo a página, vamos priorizar as publicações da página no seu Feed de Notícias. Aponte (com o mouse não com o dedo :oP) para o botão Seguindo, aquele mesmo que clicou para seguir a página mas que agora exibe o texto Seguindo. Apontando para o botão, só pra ficar claro, posicionando o ponteiro do mouse sobre o botão, aparecerá um menu de opções. Você verá que abaixo do item “NO SEU FEED DE NOTÍCIAS”, aparecem três opções: Ver primeiro, Padrão e Deixar de seguir. A opção Padrão provavelmente estará marcada. Isso significa que as publicações da página seguirão o padrão das regras de exibição no Feed de Notícias. Então marque a opção “Ver primeiro”. Isso fará com que as publicações da página “pule” algumas regras do Feed de Notícias e sejam exibidas com maior prioridade.

Seguindo esta dica, e até que o Facebook resolva ignorar este recurso no algoritmo do Feed de Notícias ou descontinuar o mesmo, as publicações das página com a opção “Ver primeiro” selecionada, serão exibidas com maior prioridade e a probabilidade de você perder alguma publicação das suas páginas favoritas será menor.

Ah! É preciso salientando que a dica vale também para os perfis pessoais. Se você quer priorizar as publicações de um amigo, alguém da família, ou do seu ídolo, você precisa estar seguindo esta pessoa e depois marcar a opção “Ver primeiro” no perfil dela. Ou seja, seguir o mesmo processo acima.

Bom é isso. Não deixe de curtir a nosso página em facebook/concepcaoweb e não esqueça de priorizar nossas publicações. Curta também as nossas páginas co-irmãs Web com Rabanada e Coisas Legais do Street View e claro, não deixe de priorizar as publicações delas também. Tirem bom proveito da dica e até a próxima.

Jorge Rodrigues

Jorge Rodrigues

Webmaster e desenvolvedor web full-stack formado pelo SENAC-RJ. Self-employed na Concepção Web. Técnico em processamento de dados, com especialização em Programação de Computadores, Redes Locais e em Protocolo e Cabeamento Estruturada de Redes Locais pela Universidade Estácio de Sá.

More Posts