Como proteger o conteúdo de páginas web – Parte 2

Também estamos lá
Facebook Twitter Linkedin Pinterest

Como forçar a execução de Javascript

No primeiro artigo desta série, usamos o Javascript para dificultar a cópia do conteúdo da página desabilitando o menu de contextos, a seleção de textos e a funcionalidade de algumas teclas.

Neste segundo artigo da série, vamos impedir que uma página do site seja visualizada caso a execução do Javascript esteja desabilitada no navegador do visitante. Vamos utilizar para isso o tag noscript. Este tag pode conter em seu interior, um bloco de código HTML e CSS que será renderizado ou lido pelo navegador somente se o Javascript não for suportado pela navegador ou se ele estiver desabilitado.

O bloco <noscript> é geralmente incluído na página, logo abaixo de todos as chamadas e blocos Javascript. Então, no nosso caso, o blocl <noscript> deve ficar logo abaixo da linha de inclusão do arquivo Javascript que criamos no artigo anterior na página onde ele será executado.

No nosso caso, o que vamos fazer é utilizar um meta tag neste bloco noscript que redirecionará o visitante para uma página informando que o Javascript é obrigatório para acessar a página desejada.

Esta página pode ser uma página bem simples, somente com um texto informativo e um link para uma outra página com instruções de como habilitar o Javascript. O principal nesta página, é um pequeno bloco javascript que deverá redirecionar o visitante para a página anterior logo que o javascript for habilitado.

Como pode ser visto, não é nada muito complexo. Um bloco de comando bem simples que deve obrigar a ativação do Javascript no navegador.

Veja no primeiro artigo da série, como dificultar a cópia de textos e imagens e não deixe de curtir a página da Concepção Web no Facebook para ser manter informado sobre novos artigos.

No próximo artigo, vamos ver como evitar que o nosso arquivo script.js, criando no primeiro artigo, seja visualizado e também como fazer para que os arquivos do site não sejam acessados por outros sites.

 

Estagiário de TI

Estagiário de TI

Não entende de nada sobre o que escreve. Só está escrevendo para o site porque é o único que tem tempo pra isso.

More Posts