Como fazemos

Também estamos lá
Facebook Twitter Linkedin Pinterest

O processo de desenvolvimento de um site passa por uma sequencia de atividades pré-definidas. Cada uma destas atividades é realizada por profissionais com qualificações distintas. Neste artigo apresentamos de forma clara as fases de desenvolvimento de um site, para que você possa entender um pouco melhor como trabalhamos visando sempre entregar os melhores projetos para os nossos clientes.

Durante todas as fases do projeto existe contato frequente com os envolvidos, seja para atualização de prazos, seja para esclarecimentos de dúvidas e alterações pontuais no projeto.

A Concepção Web é especializada na fase de programação dos projetos, desenvolvendo o front-end e o back-end de site e todas as rotinas relacionadas a web, como hospedagem e registro de domínios. A demais fases são realizadas por nossos parceiros ou por outras empresas e profissionais que necessitam de mão de obra técnica suplementar.

Fase 1 – Briefing e análise das Necessidades do Cliente

Durante a fase inicial do projeto é  iniciada a coleta de informações sobre a empresa ou pessoa para o qual o site será desenvolvido. São avaliados os produtos e/ou serviços, os diferenciais, a concorrência, o mercado, o perfil do público-alvo e outros dados que possam nos ajudar a definir a melhor estratégia da comunicação entre o contratante e seus clientes através do site. Nesta fase é fundamental que o cliente possa fornecer o maior número possível de informações pois é com base nelas que será possível identificar quais são as principais necessidades e quais serão os principais objetivos do site na estratégia comercial do contratante.

Ao final desta fase é definido o mapa do site, descrevendo todas as suas telas e funcionalidades.

Fase 2 – Conceito Gráfico e Layout

Na fase de Layout o web designer desenvolve o conceito gráfico do projeto. É nesta fase que são definidos quais serão as cores do site e como os elementos serão distribuídos nas telas. Inicialmente, é desenvolvido apenas o layout da página inicial do site que é apresentada ao cliente para aprovação, após a aprovação da página inicial, é iniciado o criação dos layouts das páginas internas ou secundárias. Caso a primeira proposta de layout não seja aprovada, um novo layout é criado e será apresentada ao cliente para análise.

Ao final desta fase temos o layout de todas as páginas do site em formato de imagem (estático) e definidos todos os efeitos e as animações que serão utilizados no site.

Fase 3 – Produção / Desenvolvimento do Front-end

Durante a fase de desenvolvimento do front-end, as imagens das páginas (ou layouts) são convertidas para a linguagem de marcação HTML com folhas de estilo CSS, formato adequado para a apresentação de conteúdo na internet. No caso da Concepção Web, todo o código-fonte desenvolvido segue as recomendações da W3C, organização que define as boas práticas e padrões da Internet. Alguns recursos mais avançados de Javascript e jQuery também são implementados durante esta etapa. Javascript é uma linguagem de programação que nos permite acrescentar recursos visuais e de usabilidade à experiência do visitante do site.

Fase 4 – Back-end – Tratamento de Formulários e Implementação do CMS

Se necessário, os projetos desenvolvidos pela Concepção Web são integrados ao nosso sistema de gerenciamento de conteúdo (CMS). Este sistema permite que qualquer pessoa que tenha conhecimentos básicos de informática possa atualizar e gerenciar o conteúdo do site através de uma interface intuitiva. Nesta fase fazemos o desenvolvimento das telas da área administrativa do site que o contratante irá utilizar para atualizar o conteúdo do site.

A funcionalidade dos formulários contidos no site como formulário de contatos, inscrições para eventos, pesquisas, etc., também é programada nesta etapa.

Fase 5 – Inclusão de Conteúdo

É nesta fase que deverá ser inserida, a primeira carga de conteúdo dinâmico no site através do CMS.

Todas as informações encaminhadas pelo cliente são acrescentadas às suas respectivas páginas e o site é disponibilizado para testes e homologação.

Após à carga inicial de conteúdo, qualquer alteração poderá ser realizada pelo próprio contratante através da ferramenta de gerenciamento de conteúdo (CMS).

Fase 6 – Publicação

A fase de publicação engloba a contratação e configuração do serviço de hospedagem e do domínio, envio dos arquivos para o servidor da hospedagem e liberação de um link temporário para revisão final. Após a revisão final, e a aprovação pelo cliente, o site está apto para ser liberado no endereço oficial para acesso ao público.

Após a realização de todas essas fases, o site já estará disponível ao público e o cliente poderá cuidar da atualização do conteúdo dinâmico do site com total independente.

A Concepção Web preza pela satisfação do cliente e por isso, dá garantia a todos os seus projetos. A qualquer momento, o cliente poderá relatar falhas no funcionamento do site ou erros no conteúdo, o que será analisado e poderá sem custo para o contratante dependendo da sua na natureza e complexidade. Se o relato ou solicitação feita pelo cliente for referente a falhas causadas pela falta de esclarecimento de algum detalhe do projeto por parte do contratante ou a necessidade de uma nova funcionalidade não prevista no projeto original, será feito um orçamento para a correção da falha ou pela implementação da nova funcionalidade no site.

Além do desenvolvimento inicial do site, a Concepção Web também faz a manutenção e administração dos sites através de contratos mensais ou mediante a solicitações esporádicas que são cobradas por tarefa realizada.

14 de julho de 2018