Também estamos lá
Facebook Twitter Linkedin Pinterest

O Adobe Fireworks era o software desenvolvido pela Adobe especificamente para o design de layouts web.

Devido a falta de divulgação e incentivo da própria Adobe para que os designers passassem a usar o Fireworks no lugar do PhotoShop para esta tarefa, ele ficou esquecido até que foi descontinuado. Em vez de investir no Fireworks, a Adobe resolveu implementar mais recurso web no Photoshop.

O que perdemos

O Fireworks consume menos recursos de memória que o Photoshop e pode ser utilizado em máquinas mais simples. Além disso, sua interface mesmo muito seguindo a de todos os softwares da suite da Adobe, é mais simples e fácil da usar.

O software foi desenvolvido especificamente para a tarefa de design de layouts web e por isso não tinha mais do que o necessário. Não tem muitos recursos para o tratamento de fotos, afinal isso é tarefa do Photoshop, mas contava com filtros e recursos para esse fim de forma satisfatória. Inclusive possibilitava o uso de alguns filtros do Photoshop.

Tiro no pé

Ou seja, para quem usou e usa o Adobe Fireworks, a decisão da Adobe de descontinuá-lo foi um tiro no pé. Tanto que a Adobe tentou lançar um novo soft para substituí-lo, o Adobe Muse. Eu particularmente não me interessei muito em usar o Muse. Assisti a alguns tutoriais e até baixei um versão trial para testá-lo mas o soft não satisfez as expectativas e muito menos a falta do Fireworks.

Muitos designers e desenvolvedores web irão dizer: “mas o Photoshop é muito bom para esta tarefa”. Sim, mas esses mesmos designers e desenvolvedores web, provavelmente a maioria, nunca utilizaram o Fireworks e quando são apresentados a ele percebem a sua simplicidade, agilidade e eficiência para cumprir a tarefa para a qual foi desenvolvido.

O vídeo mostra de forma bem simples como é fácil e rápido fatiar uma imagem JPEG do layout de um e-mail marketing no Fireworks CS6 e gerar um HTML básico que pode ser refinado depois.

Acesse e inscreva-se no nosso canal no Youtube para ter acesso a outros vídeos. Não deixe de compartilhar.

Jorge Rodrigues

Jorge Rodrigues

Webmaster e desenvolvedor web full-stack. Self-employed na Concepção Web. Técnico em processamento de dados, com especialização em Programação de Computadores, Redes Locais e em Protocolo e Cabeamento Estruturada de Redes Locais pela Universidade Estácio de Sá.

More Posts